Como Atrelar Medidas Sustentáveis aos Projetos de Construção Civil
Aderir a sustentabilidade pode ser um grande desafio para a engenharia civil. Entretanto, com comprometimento e as medidas certas, é possível fazer a diferença.
SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS
A grande quantidade de recursos extraídos do meio ambiente e os resíduos gerados durante uma obra de construção civil causam impacto na natureza e devem ser minimizados. É interessante ressaltar que através de algumas decisões que são tomadas de forma antecipada e durante a obra, é possível contribuir e muito para tornar o projeto mais sustentável.
Em destaque:
GESTÃO EFICIENTE DE PROJETOS PARA MINIMIZAR OS CUSTOS
Minimizar os custos através da melhoria de gestão eficiente de projetos. Utilizando-se de metodologias que permitam a pré-visualização dos custos, como o BIM ( Building Information Modeling) dessa forma, evitam-se complicações no orçamento de materiais e garantem sua utilização eficaz, evitando que maiores quantidades de materiais sejam desperdiçadas.
DIRECIONAMENTO CORRETO DE RESÍDUOS
Direcionar os resíduos corretamente potencializa a visão sustentável da obra, pois, dessa forma, cada sobra de material vai para seu correto e respectivo destino, seja ele para as usinas de reciclagem ou aterros de construção civil que processarão este resíduo em agregados para serem utilizados novamente em obras e não ficando dispostos a ação dos agentes externos que podem gerar degradação ambiental e poluição dos ambientes de modo geral.
O PGRSCC (Plano de Resíduos Sólidos em Obras de Construção Civil) além de ser uma prerrogativa legal é o instrumento de controle dos insumos e resíduos gerados em uma obra. O Plano pode ser uma grande ferramenta de gestão interna para minimização de gastos e desperdícios de recursos seja de materiais quanto financeiros. Pois uma obra convencional sem controle e gestão gera uma elevada fração de rejeitos durante suas fases.
REAPROVEITAMENTO DE RECURSOS
A quantidade de água utilizada nas obras é bastante relevante e pode ser reutilizada para evitar grandes desperdícios. Isto pode ser aplicado através da correta gestão na utilização deste recurso em obras, aplicando a captação da água da chuva, pois podem ser usadas para:
lavação de determinados espaços externos
descargas dos banheiros
uso nos jardins
Também existe o incentivo fiscal disponibilizado pelo governo, o IPTU verde, que concede descontos dos impostos para empresas que aderem políticas ecológicas. O benefício pode variar de acordo com a região. Este, por sua vez, é uma nova categoria de incentivo e excelente estímulo para as empresas.
CONCLUSÃO
Utilizando-se dessas medidas é possível garantir que o projeto esteja alinhado aos ideais de sustentabilidade e outras vantagens, como a redução dos desperdícios e a agilização da obra.